19 de maio de 2022

A influência das cores nos ambientes da casa

Imagem

O uso das cores certas transformam o visual da casa, deixando o ambiente mais alegre ou mais tranquilo, trazendo mais luminosidade ou profundidade. É por isso que se torna tão importante saber escolher os tons certos na hora de compor a harmonia de cada cômodo.

São várias as questões que devem ser levadas em conta na hora de escolher a paleta de cores a ser utilizada. Elas precisam estar em harmonia com o projeto arquitetônico, o estilo de decoração proposto e, é claro, com o perfil das pessoas que habitarão a casa. Afinal, os tons utilizados ditarão a atmosfera do lar!

AS CORES TAMBÉM AFETAM NOSSO ESTADO MENTAL

Muito mais do que influenciar a estética espacial e alterar a percepção que temos do ambiente, as cores também têm o poder de mudar nosso estado de humor. De maneira geral, é importante lembrar que cores quentes estimulam, enquanto cores frias relaxam. 

Para compreender a psicologia das cores, é importante observar que nosso cérebro reage a diferentes estímulos quando enxergamos as diversas cores que nos rodeiam, podendo transmitir sensações e mudar as emoções de um indivíduo. Confira abaixo um resumo das influências psíquico-sensorial de cada cor:

Branco: inspira sentimentos de organização, ordem, simplicidade e funcionalidade. Como causa a sensação de amplitude e claridade, é perfeito para o Hall de entrada, espaço que costuma ser pequeno e sem janelas.

Verde: cor que remete à natureza, causando a sensação de serenidade, calmaria e bem-estar. Também inspira uma atmosfera de vida mais saudável.  

Azul: transmite a sensação de tranquilidade, reflexão e confiança. Essa é uma das cores mais escolhidas para os dormitórios, incentivando uma boa noite de sono. 

Amarelo: aguça a curiosidade, felicidade, atenção e otimismo. Utilizado no home office ou no dormitório infantil, estimula ainda mais o intelecto e a criatividade.

Laranja: transmite a sensação de alegria, juventude, aconchego e confiança. Facilita a comunicação entre os indivíduos e aumenta a percepção de entusiasmo e criatividade.

Vermelho: traz vitalidade, energia, desejo, impulso e ação. Também é capaz de causar sensação de ânimo, aumentando até mesmo os níveis de frequência cardíaca e respiração.

Para oferecer aos clientes a possibilidade de expressar seus estilos e personalidades através dos móveis, a Criare conta com a coleção CriaColors. São mais de 2 mil cores entre lacas alto brilho e acetinadas, tornando possível contar a história dos clientes através de projetos autênticos e inovadores. Continue acompanhando o Criare Content e não perca nenhuma novidade da marca.